Informações sobre o Paraná

Com uma natureza exuberante destacada pelas Cataratas do Iguaçu e pelas florestas de Araucárias, planta típica do estado e presente na maioria de seus símbolos e brasões, o Paraná é o quinto maior PIB do Brasil. Conhecido até os anos 90 como um estado essencialmente agrícola (sendo, ainda hoje, o maior produtor de soja do país), a partir do início do Século XXI, o Paraná viu as suas atividades industriais tomarem um impulso considerável. Hoje, o estado abriga plantas das principais indústrias mundiais, com destaque para o setor automobilístico, papel e celulose e alimentação.

Sua População

O estado é o sexto mais populoso do Brasil com aproximadamente 10 milhões e 440 mil habitantes, segundo o último Censo realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – em 2010.

Transporte

O Paraná faz fronteira com o Mato Grosso do Sul ao Norte, Santa Catarina ao Sul, Argentina e Paraguai ao Leste, além do Oceano Atlântico no lado Oeste. Nesta região, está um dos maiores portos do Brasil, o Porto de Paranaguá, um dos mais importantes centros de comércio marítimo do mundo. O porto une localização estratégica a uma das melhores infraestruturas portuárias da América Latina. Entre as principais cargas movimentadas em Paranaguá estão: soja, farelo, milho, sal, açúcar, fertilizantes, contêineres, congelados, derivados de petróleo, álcool e veículos.

A localização do estado também facilita o transporte para os países da América do Sul e os demais polos econômicos brasileiros, interligando-os ao Porto de Paranaguá. O Paraná possui a maior rede rodoviária pavimentada da Região Sul, com destaque para a BR-277, que corta o Estado de leste a oeste, a BR-376, que liga o extremo noroeste do Estado a Santa Catarina, e a BR-116, que faz a ligação do Paraná com São Paulo e o Sul do Brasil. A rede totaliza cerca de 13.750 km de rodovias pavimentadas. A localidade dispõe também de uma malha ferroviária que liga as regiões produtoras do Norte e do Oeste do Estado ao Porto de Paranaguá, com 2.288 km de extensão.

Economia Paranaense

O Paraná é responsável por 6,2% do PIB Nacional, sendo que a sua composição é formada por 41,6% vindos do setor de prestação de serviços, 40% da indústria e 18,4% da agropecuária. O volume de exportação chega a U$ 10 bilhões

O parque industrial do estado reúne, aproximadamente, 24 mil empresas. Curitiba e Região Metropolitana concentram o maior número de companhias presentes no estado. As mais representadas são da indústria automobilística, metalmecânica, cimento, cerâmica, montagem de máquinas e             equipamentos, além das agroindústrias que transformam produtos primários como a soja, milho, carne suína e madeira.

A capital 

Em 2015, Curitiba foi classificada como a cidade mais ambientalmente sustentável da América Latina pelo Índice Verde de Cidades, realizado pela Siemens com a Economist Intelligence Unit. Também foi citada pela Revista Forbes como a terceira cidade do mundo que mais se preocupa em ser ecologicamente sustentável com qualidade de vida, boa infraestrutura e dinamismo econômico. 

Curitiba é, também, uma das cidades brasileiras mais influentes no cenário global. Uma metrópole moderna, exemplo de organização, transporte público, áreas verdes e conhecida pelo clima frio e cinzento. As semelhanças atraíram os imigrantes alemães. Os hábitos culturais, gastronômicos, arquitetônicos e industriais se mesclaram e, hoje, a capital paranaense é o berço de centenas de empresas vindas da Alemanha.

Fatores Culturais e de Qualidade de Vida

Com uma cultura diversificada influenciada pelas tribos indígenas, mas também pelos imigrantes alemães, italianos, ucranianos, poloneses, espanhóis, entre outros, a cultura paranaense se destaca no cenário nacional. O estado abriga o maior festival de teatro do país, o Festival de Curitiba, que acontece anualmente e traz à capital as principais peças de produção local, nacional e internacional. A capital paranaense possui, ainda, um dos maiores teatros da América Latina, o Teatro Guaíra, fundado em 1900.

Na educação, o estado ocupa uma posição de destaque. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que avalia a qualidade da educação no país desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio, é de 4,2, o maior da Região Sul, que fica em 4,1, e do Brasil, que não passa de 3,6. No que diz respeito ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o Paraná se posiciona acima da média nacional.

Já no ramo gastronômico, os principais pratos típicos são o barreado - feito à base de carne cozida lentamente em panela de barro - e o churrasco, um dos mais característicos do interior.

Comunidade Alemã no Paraná

A comunidade alemã representa 10% dos imigrantes instalados no Paraná. Os primeiros aventureiros chegaram há 186 anos em Rio Negro e logo foram para Curitiba, onde estão a maioria das famílias até hoje. Entre os costumes trazidos na bagagem e que permanecem na cultura do estado está o associativismo e os costumes culinários. Entre as vagas de emprego oferecidas pelas cooperativas do país, a maioria delas está no Paraná, e a salsicha aqui se chama “vina”, palavra originária da wienerwurst.