Bolsa de Estagiários Alemães facilita inserção no mercado

16.06.16

Associada conta como foi a experiência de contratar uma estudante alemã

Coloque-se na seguinte situação: você é um jovem estudante que chega a um país onde tudo é novo e diferente – o clima, a cultura e as pessoas. Você quer aproveitar ao máximo a sua experiência no local, mas o conhecimento limitado da língua se mostra uma barreira – principalmente na hora de buscar um estágio. Foi pensando em ajudar jovens alemães em busca de um estágio que a Câmara Brasil Alemanha – filial Paraná criou a Bolsa de Estagiários Alemães. Sem custos nem para o estudante, nem para as empresas, a iniciativa busca facilitar a inserção de estudantes alemães nas empresas associadas à AHK Paraná.

Os estudantes interessados em colocar-se no mercado de trabalho entram em contato com a AHK Paraná, que reúne todas as informações sobre o candidato – línguas que domina, curso que frequenta e área de interesse – e as repassam para os associados. Aqueles que tiverem interesse entram em contato diretamente com o intercambista, com quem negociam detalhes relacionados a valores e contrato.

Foi por meio dessa iniciativa que Karla Gutiérrez Aguilar, Assistente do Plant Manager na Volkswagen, ficou sabendo que a estudante alemã de Administração Anna Scharf buscava uma oportunidade. Anna foi contratada como estagiária e trabalhou nove meses na empresa, atingindo todas as expectativas de seus supervisores. “Ela já falava muito bem o português, estava bem ambientada e, como a empresa é alemã, ela ajudou muito, já que tinha conhecimento da cultura de lá”, relata Karla. Vale lembrar que o papel da Câmara nesse processo é apenas de facilitadora e que todas as responsabilidades legais que dizem respeito à contratação dos estagiários ficam por conta da empresa.